A importância dos corretores para o financiamento imobiliário

Publicado em 02/07/2024

A compra de um imóvel é, na maioria das vezes, o maior investimento que uma pessoa faz ao longo da vida. O financiamento imobiliário é uma das alternativas econômicas mais utilizadas pelos brasileiros que desejam realizar o sonho da casa própria, pois são raros os compradores que possuem esse valor à vista.

O que é financiamento imobiliário?

De forma simplificada, o financiamento imobiliário é quando alguém vai comprar um imóvel pronto, construí-lo ou adquirir um terreno, e não tem todo o dinheiro para realizar a compra. Então, os bancos públicos e privados “emprestam esse dinheiro” e pagam ao vendedor a quantia que será financiada pelo comprador. Esse processo envolve partes mais burocráticas que podem gerar dúvidas e imprevistos, por isso é essencial contar com o alicerce de um profissional que tenha todos os conhecimentos técnicos sobre o assunto. Veja a seguir como o corretor de imóveis pode te ajudar com o seu financiamento.

Esclarecer objetivos

Antes de agendar as visitas, o corretor conversa com seu cliente para orientá-lo sobre as opções que, de fato, cabem no seu bolso. Nesse momento, o profissional esclarece todas as dúvidas e fornece as informações necessárias para simular o financiamento. Também é fundamental deixar claro sobre todas as taxas, os tributos ou os impostos que comprar um imóvel pode gerar. Após o bate-papo, o corretor apresenta os melhores cenários ao cliente.

Revisão da documentação

Após demonstrar as opções disponíveis e ajudar o cliente a escolher o melhor tipo de imóvel para ele, é papel do corretor orientar e revisar todos os documentos que serão enviados ao banco antes de solicitar o crédito imobiliário.

Veja o que é necessário para compradores assalariados:

·         Carteira de identidade (RG), original e cópia;

·         CPF (Cadastro de Pessoa Física), original e cópia;

·         Comprovante de estado civil, original e cópia;

·         Contracheques dos últimos meses, originais e cópias.

Quando o cliente não trabalha de carteira assinada é possível comprovar renda com a declaração de Imposto de Renda ou com extratos bancários.

Apresentação de opções de financiamento

O corretor deve explicar ao cliente as diferenças entre o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI), o Sistema Financeiro de Habitação (SFH), além de explicar sobre o programa Minha Casa Minha Vida. Muitas vezes, o comprador não conhece essas modalidades e não sabe qual é a melhor opção para ele no momento.

É fundamental explicar o financiamento de imóveis passo a passo, como funciona a análise do banco e as nomenclaturas utilizadas durante processo. Isso faz com o que o cliente fique mais tranquilo para esperar a resposta do banco.

Hora de fechar contrato

Deu tudo certo e o crédito foi aprovado? Excelente! Agora o corretor deve acompanhar e tirar as dúvidas do comprador também no momento de assinar o contrato com o banco.

 

Está à procura de um imóvel para comprar em Goiânia? A Dinâmica conta com empreendimentos modernos, nas melhores localizações da cidade, e com corretores especializados para te atender.