As tendências do mercado imobiliário para 2024

Publicado em 15/01/2024

O ano de 2023 foi marcado por um grande desenvolvimento do mercado imobiliário, especialmente em função do crescimento nas vendas, da melhora nos processos de contratação das linhas de crédito e financiamento, do aumento dos lançamentos e da negociação de imóveis novos e usados. Em 2024 as tendências apontam que a demanda continuará alta e que um ciclo ainda mais promissor está por vir.

Valor dos imóveis

Possivelmente, os preços dos imóveis continuarão aumentando com o passar dos anos, uma vez que a demanda por moradias e os investimentos imobiliários continuam em alta. Entretando, podem ocorrer alterações de acordo com as regiões, com alguns mercados imobiliários mais aquecidos que outros.

Demanda

Impulsionada pelo constante crescimento populacional e pela urbanização das cidades, é esperado que a demanda continue em alta em 2024. Além disso,  cenário atual se mostra positivo, com as recentes quedas na Selic (a taxa básica de juros) e a perspectiva de novas reduções, o controle da inflação, além da melhoria no acesso ao crédito e de mais novidades no Minha Casa Minha Vida.

Investimento

O mercado imobiliário brasileiro promete ser um terreno fértil para investidores em 2024, seja por meio de novos empreendimentos, possibilitados por um crédito mais barato, seja em decorrência da alta demanda sobre alguns segmentos. Os investidores podem optar por alugar um imóvel, a fim de obter uma renda passiva, ou podem optar por revender, a fim de obter lucro com a valorização a longo prazo.

Sustentabilidade e Tecnologia

A sustentabilidade é um fator cada vez mais decisivo na hora da compra. Os compradores podem optar por imóveis que sejam construídos com materiais sustentáveis, que possuam fontes renováveis de energia e até mesmo que aplicam um sistema sustentável a partir do momento em que as obras se iniciam, se preocupando com as pessoas e o meio ambiente. Tudo isso agregado à tecnologia, com a adoção de recursos como visitas virtuais, inteligência artificial e mecanismos de bancos de dados avançados.

Gostou desse conteúdo? Confira mais informações sobre o mercado imobiliário em nosso blog!