CIDADES INTELIGENTES: TECNOLOGIAS PROMISSORAS PARA O FUTURO DA SOCIEDADE

Publicado em 06/11/2023

Você já ouviu falar sobre smart cities ou cidades inteligentes? Trata-se de um conceito que é a resposta para desafios dessa era, como os problemas ambientais e o crescimento expressivo da população urbana.

Uma smart city é uma cidade eficiente, conectada e sustentável. Por meio de inovações tecnológicas, os projetos dessas cidades têm o objetivo de proporcionar um ambiente urbano que estimule o desenvolvimento humano, use os recursos naturais de forma sustentável e impulsione a economia local. São soluções pensadas para serem usadas no dia a dia e deixarem nossa rotina mais confortável.

O que torna uma cidade inteligente?

De acordo com o relatório Cities in Motion, elaborado pelo IESE Business School (Universidade de Navarra, Espanha), existem nove indicadores de inteligência urbana. São eles:

  • capital humano — foco na promoção de educação de qualidade, repertório científico e cultural dos moradores.
  • coesão social — senso de “pertencimento” da população, proporcionado por iniciativas como o desenvolvimento comunitário, a acessibilidade e o combate ao preconceito;
  • economia — incentivo à economia local, criação de planos industriais estratégicos e estímulo ao empreendedorismo;
  • governança — eficácia da intervenção estatal na cidade, observando a gestão de recursos, a transparência e a ética governamental;
  • meio ambiente — iniciativas que ajudam a conter problemas ambientais e garantem a sustentabilidade no uso de recursos;
  • mobilidade — a mobilidade urbana bem-planejada otimiza a qualidade de vida da população e diminui os impactos no meio ambiente;
  • planejamento urbano —soluções para a conectividade dos bairros, o planejamento de infraestrutura, o sistema de gestão de resíduos, a distribuição de energia, entre outros;
  • reconhecimento internacional — planos estratégicos de turismo e infraestrutura para a promoção do reconhecimento internacional da cidade;
  • tecnologia — o desenvolvimento tecnológico proporciona soluções para sustentabilidade, segurança pública, desenvolvimento humano etc.

Exemplos de cidades inteligentes no mundo

A seguir, vamos citar alguns exemplos de smart cities que se destacam ao redor do mundo por conta do seu nível de inovação. Confira:

Londres

Entre as cidades da Europa, Londres se destaca pelo seu plano de modernização que visa proporcionar uma boa e padronizada qualidade na oferta de serviços públicos. Assim, a governança do município foca em serviços pensados para os usuários, de forma que a tecnologia melhore o conforto dos moradores, turistas e as condições de emprego de modo geral.

Curitiba

Curitiba, no estado do Paraná, é a primeira no ranking de cidades inteligentes no Brasil. A região se destaca principalmente nas análises que consideram o empreendedorismo local, inovação e urbanismo, deixando evidente que a qualidade de vida e o crescimento econômico estão alinhados e trabalhando em conjunto.

Tóquio

A cidade de Tóquio, no Japão, conhecida por sua eficiência e inovação tecnológica, oferece serviços públicos altamente otimizados e uma infraestrutura exemplar. Entre as iniciativas, destaca-se o uso de sensores para monitorar a qualidade do ar e do tráfego, além de sistemas inteligentes para gerenciar a iluminação pública.

A transformação das cidades em cidades inteligentes traz benefícios imediatos para os moradores, já que oferecem maior eficiência aos serviços públicos e tornam a gestão mais ágil. O primeiro passo para essa transformação é tornar as cidades conectadas e informatizar seus processos.

Gostou desse conteúdo? No blog da Dinâmica Engenharia você encontra muito mais informações e curiosidades sobre as inovações no mercado imobiliário e no mundo.