COMO UMA CASA BEM ARRUMADA IMPACTA NA SAÚDE MENTAL?

Publicado em 29/09/2023

Você sabia que o ambiente que habitamos influencia significativamente em nosso bem-estar? Organizar a casa é um passo muito importante para o corpo e a mente também estarem em ordem.

Um ambiente bem planejado e arrumado pode diminuir o estresse e a ansiedade, facilitar a concentração, estimular a criatividade e promover a sensação de conforto e tranquilidade. Confira como você pode organizar a sua casa para melhorar sua saúde mental.

Por onde começar?

Arrumar a cama depois de uma noite de sono é o primeiro incentivo para começar o dia bem, pois quando assumimos a responsabilidade por alguma coisa, por menor que seja, ela nos torna mais capacitados e focados em nossos afazeres. Faça disso um ritual que deve ser realizado todos os dias ao acordar e você começará seu dia com mais disposição.

Organize as pequenas coisas

Lave a louça, organize seus armários, arrume a geladeira, lave as louças. Organizar pequenas coisas te ajuda a pensar em como manejar questões ainda maiores. Essas simples ações proporcionam a sensação de controle da vida, além de serem calmantes e energizantes.

Adote uma plantinha

De uma planta tímida na sala até miniflorestas dentro dos apartamentos e em jardins de casa. Cultivar é um hábito que reduz o estresse, sendo uma prática muito recomendada para a manutenção da saúde mental. Estudos comprovam que mexer com a terra diminui a ansiedade, a depressão, além de doenças como diabetes e hipertensão.

Encontre a sua abordagem

Para que o processo de limpeza da casa seja tranquilo e prazeroso, é preciso encontrar uma abordagem que funcione para você.

Comece pelo seu cômodo favorito, o lugar da casa onde você mais se sente bem e gosta de passar o tempo.  Lembre-se de ir devagar, você não precisa limpar todos os cômodos de uma só vez. Respeite seu limite e evite a queda de motivação.

Estabelecer tarefas não negociáveis, que são aquelas que você não pode deixar de fazer, pode te ajudar na sua rotina de organização. Elas variam entre casas, famílias e rotinas diárias, mas podem incluir tirar o lixo, limpar a bancada da cozinha e lavar por exemplo. Quando suas tarefas não negociáveis se tornarem hábitos, elas farão parte do seu dia e não serão um estresse adicional.

Agora que você sabe de todas as dicas, é hora de colocá-las em prática. Cuide bem do seu lar e de você. Saiba mais sobre nossos empreendimentos e encontre seu lar ideal na Dinâmica Engenharia.