Entenda como investir em fundos imobiliários em 2024

Publicado em 08/03/2024

Em consequência da aprovação da reforma tributária e do arcabouço fiscal, além da taxa Selic em queda, estimativas induzem que os Fundos Imobiliários devem valorizar até 40% em 2024. Mas você sabe o que são Fundos Imobiliários e como aderir a essa forma de investimento? Confira tudo isso a seguir!

O que são Fundos Imobiliários

Também chamados de FIIs, os fundos imobiliários são compostos por investimentos do setor imobiliário, como hospitais, shoppings, prédios comerciais, galpões, letras de crédito, entre outros. Ao investir por meio desses fundos, o investidor compra pequenas partes de imóveis, se tornando um dos “donos” dessa propriedade.

Para facilitar o entendimento, imagine um grupo de investidores que se junta para construir ou adquirir um imóvel. Cada um paga por uma cota do total e recebe o valor proporcional à sua parte.  Nesse processo, há um gestor que decide de que forma os recursos serão alocados, ou seja, quais imóveis serão escolhidos, quem serão os inquilinos e que papéis estarão na carteira. Essa é a dinâmica básica de um fundo imobiliário.

Tipos de Fundos Imobiliários

Existem diferentes tipos de Fundos Imobiliários de acordo com as classificações feitas pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima).

Desenvolvimento para renda: aqui dois terços dos investimentos se concentram em desenvolver ou adquirir imóveis em etapa de projeto ou construção. O objetivo é ter rendimentos com locação ou arrendamento.

Desenvolvimento para venda: nesse caso, o objetivo é vender os imóveis no futuro. Mais de dois terços do patrimônio líquido é aplicado em empreendimentos em fase de projeto ou construção.

Renda: este investimento aloca dois terços dos recursos em empreendimentos já construídos, gerando renda com locação ou arrendamento.

Títulos e valores mobiliários: aqui mais de dois terços do patrimônio vão para títulos como ações, cotas de sociedades, fundos de participação (FIPs), recebíveis e fundos creditórios (FIDCs), todos no mercado imobiliário.

Híbridos: os fundos híbridos são os que não se concentram em nenhuma das estratégias anteriores.

 

 

Como Investir em FIIs

O processo de como investir em fundos imobiliários é semelhante ao de qualquer ativo que se negocia no ambiente de bolsa. Como todo ativo negociado na bolsa, os FIIs têm um código próprio, chamado de ticker, que indica o fundo correspondente.

Em sites especializados, você pode achar os códigos de vários fundos através de um filtro por segmento, por exemplo. De todo modo, é preciso ter uma conta em uma corretora de valores, acessar o home broker e digitar o código do fundo correspondente. Não deixe de verificar a taxa de corretagem e outros custos cobrados pela corretora escolhida. A cobrança é feita tanto na negociação dos fundos como sobre as ações.

Dentre as melhores corretoras do Brasil, uma excelente opção para investir em fundos imobiliários é a Toro Investimentos.

 

Os Fundos Imobiliários são uma excelente oportunidade para qualquer pessoa investir no mercado imobiliário, contando com uma gestão especializada nos ativos. Ao entender o funcionamento dos FIIs e considerar as melhores práticas na escolha e diversificação de fundos, é possível aproveitar os benefícios dessa classe de ativos em sua carteira de investimentos.