PROCURA POR APARTAMENTOS PARA SOLTEIROS CRESCE NOS ÚLTIMOS ANOS

Publicado em 19/09/2023

Nos últimos anos, o número de jovens que optam por morar sozinhos dobrou, fator que pode explicar a alta na procura por apartamentos para solteiros. Além disso, também cresceu a proporção de solteiros, idosos, casais sem filhos e divorciados, tendência que deve aumentar ainda mais nos próximos anos.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada em julho de 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2012, havia no Brasil 7,5 milhões de domicílios com um único morador. Em 2021, esse número subiu 43,7%, chegando a quase 10,8 milhões.

Este novo perfil de consumidor tem ganhado destaque no mercado imobiliário e algumas características são essenciais para atender suas necessidades, sendo o tamanho do apartamento um dos fatores decisivos de compra. A procura por quitinetes cresceu consideravelmente. Os imóveis pequenos, que têm de um a dois quartos, normalmente são suficientes para acomodar os solteiros ou os casados que ainda não têm filhos e dispensam grandes espaços. Para atender esse público, as construtoras podem investir em imóveis menores e com ambientes mais compactos.

A localização também é um fator fundamental na hora dos solteiros escolherem um imóvel para morar. Apartamentos próximos de conveniências, farmácias, academias, shoppings e faculdades são os preferidos desses consumidores, já que em localizações privilegiadas eles usufruem de uma rotina prática que facilita os afazeres do dia a dia, reduzindo a necessidade de deslocamento para lugares mais distantes e o tempo que gastariam no trânsito, além de estarem perto de boas opções de lazer. 

O mercado Single, o qual abrange as pessoas que têm um estilo de vida mais individual, está em alta. Praticidade, conveniência, conforto, melhor custo-benefício, agilidade, afinidade com a tecnologia e volumes ou espaços menores são as melhores maneiras de descrever os hábitos do consumidor solteiro, o que se aplica ao mercado imobiliário.  É importante para os investidores entenderem que o mercado imobiliário para o público single pode ser uma excelente alternativa de aplicação financeira segura e com alta rentabilidade já no curto e médio prazo.

A Dinâmica Engenharia conta com apartamentos modernos e compactos, que se adaptam a todos os estilos de vida. Saiba mais sobre esses empreendimentos em nosso site!