REFORMA: SAIBA QUAIS MUDANÇAS VALORIZAM SEU IMÓVEL

Publicado em 27/11/2023

Você provavelmente já viu uma comparação entre o antes e o depois de uma reforma, que mostra que apenas algumas intervenções são suficientes para transformar um ambiente. Modificações que melhoram a sensação inicial do comprador ou inquilino e trazem praticidade tendem a ampliar o retorno financeiro do investidor. Reformas ajudam a deixar o imóvel atualizado e, assim, o seu valor sobe na cotação do mercado imobiliário.

Algumas alterações no imóvel fazem uma diferença significativa e tem impacto direto na valorização do apartamento. A seguir, separamos reformas simples e que sem dúvidas irão ajudar a tornar o seu imóvel mais desejado.

Pintura e iluminação

A reforma campeã no custo-benefício na hora de vender ou alugar um apartamento é a pintura. Um imóvel bem pintado oferece a sensação de um ambiente limpo, mais novo e bem cuidado. De acordo com o Habitíssimo, portal de profissionais especializados em reformas e serviços para o lar, uma boa pintura pode agregar até 2% ao preço de venda de um imóvel.

Quando se trata de melhorar a iluminação de um imóvel, estratégias como janelas maiores e mais transparentes, lâmpadas mais claras e potentes para ambientes como a cozinha e lâmpadas mais confortáveis para os quartos podem ajudar a gerar uma sensação conforto e amplitude para o imóvel.

Rachaduras, vazamentos e infiltrações

Rachaduras, vazamentos e infiltrações são problemas que irão colocar seu imóvel no fim da fila para quem está interessado. Além de conferirem um aspecto feio e muitas vezes ocasionarem mal cheiro, esses defeitos apresentam fatores de risco para o futuro morador e uma burocracia adicional para resolver após a entrega das chaves.

Armários

A presença de armários agiliza a vida do futuro morador que está sem tempo e dinheiro para correr atrás dos móveis. Geralmente, imóveis com armários embutidos nos quartos, cozinha e banheiros são os mais procurados por inquilinos.

Atualização das redes elétrica e hidráulica

Esse tipo de obra não aparece para quem faz uma visita mais superficial a um endereço, mas uma investigação mais atenta costuma identificar problemas – se eles existirem, isso pode afastar interessado.

Depois de todas essas reformas, deixe claro para o inquilino ou comprador todas as mudanças que foram realizadas no imóvel, destacando seus diferenciais e agregando valor na compra. Com reformas bem feitas, todos saem ganhando!